• Aline Mesquita

Figurinos na dança oriental

O figurino é uma parte muito importante em uma apresentação de dança do ventre. Por isso existem profissionais especializados que se dedicam a produzir roupas e acessórios voltados para praticantes de dança do ventre. E não confundam os figurinos com fantasias; um figurino profissional de dança pode ser bem caro, por seu design exclusivo e seu material de qualidade, diferentemente de uma fantasia que pode ter uma apresentação mais simples e com materiais mais baratos. Assim como na moda tradicional, os figurinos de Dança do Ventre também seguem uma certa tendência. Há algumas décadas, por exemplo, o uso de muitas franjas e lantejoulas estava na moda.

Exemplo de figurino com lantejoulas e franjas

Depois houve um período em que a segunda pele era comum, devido às regras da época de acordo com o país, por motivos políticos e/ou religiosos. Mais tarde, o novo conceito era o de usar uma modelagem mais ajustada, com efeitos de brilho e recortes mais provocativos. A bailarina Dina foi a primeira a quebrar certos padrões, chegando a dançar de minissaia!


Bailarina Soheir Zaki e a segunda pele
Samia Gamal também com a sua segunda pele

Bailarina Dina quebrando padrões
Randa Kamel, exemplo de figurino mais justo

Hoje em dia, bordados com strass, poucas franjas e as saias, são os mais utilizados, indo desde as mais ajustadas até as bem rodadas. Tudo depende do estilo musical e do gosto da bailarina. Existem diversos modelos para você escolher de acordo com sua personalidade ou do estilo a ser apresentado.

Os figurinos e a moda particular que permeia o universo da dança do ventre são muito legais e podem valorizar a performance e o estilo pessoal da bailarina; mas é importante ressaltar que é a dança que faz o figurino e não o contrário. O figurino serve para caracterizar a dança e embelezar a apresentação da bailarina, mas não deve chamar mais atenção do que a sua própria técnica e sua interpretação.



E é isso, pessoal! Se você leu, muito obrigada! Espero que você tenha gostado desse post, de saber um pouquinho sobre os figurinos e os exemplos citados. Se você gostou desse post, então compartilha para ajudar a difundir o conhecimento da dança oriental. Sinta-se à vontade para comentar o que você achou do que viu ou leu aqui, o que você acha dos figurinos de dança do ventre, qual estilo você mais gosta e quais são as bailarinas que você acha que arrasam no figurino?

Se tiver interesse em começar as aulas de dança do ventre, acesse a página Aulas do site, ou entre em contato para saber à respeito das turmas, horários e valores.

E não deixe de acompanhar meus posts aqui e nas minhas redes sociais!